0z8gd26takvme77

Cacoal: Árvores derrubadas de ruas serão substituídas por outras espécies

Espécies que ameaçam cair estão sendo retiradas dos canteiros da cidade

As árvores da espécie Ficus que estão sendo derrubadas das ruas de Cacoal (RO), por apresentarem riscos à população, serão substituídas por Ipê Rosa, Jacarandá Mimoso, Lofantera, Palmeira Imperial e Reseda. As mudas já estão prontas e o plantio, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), deve ser iniciado na próxima semana.

Após o acidente ocorrido no dia de 11 de janeiro, quando um motociclista de 47 anos ficou preso debaixo de uma árvore durante uma ventania, a secretaria passou a derrubar as árvores da cidade que ameaçam cair.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Chagas, o corte das árvores é realizado depois de um laudo técnico da Defesa Civil constatar que várias delas apresentavam riscos à população, por estarem brocadas e por terem raízes que não sustentavam o tamanho das copas.

As árvores da espécie Ficus, segundo o secretário, foram plantadas sem um planejamento sobre o crescimento.

“Essa espécie não é recomendada para serem plantadas em espaços urbanos, pois crescem muito e tem facilidade de apodrecer ao ser infestada por broca. Também podem cair facilmente por terem raízes rasas, colocando em risco a população”, justifica.

Ainda de acordo com Chagas, as espécies que substituirão as árvores retiradas têm altura de 1,2 metro, e foram produzidas pela própria secretaria. “Ao todo são 1800 mudas que foram produzidas em 2017 com a supervisão de um engenheiro agrônomo e um biólogo da pasta”, relata.

As espécies que substituirão as árvores que estão sendo retiradas por Ipê Rosa, Jacarandá Mimoso, Lofantera, Palmeira Imperial e Reseda, que serão plantadas nas principais avenidas do Centro da cidade e na marginal da BR-364.

Fonte: Rogério Aderbal