14-06-18-ihn0cnl3h0d2mp7

Deputado Anderson do Singeperon indica redução na jornada de trabalho

A medida atenderá os agentes penitenciários, assistentes sociais, enfermeiros e fisioterapeutas

O deputado Anderson do Singeperon (Pros) indicou ao governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), a necessidade de alterar a jornada de trabalho dos agentes penitenciários para 30 horas semanais e garantir aos profissionais que já possuem vínculo a adequação na jornada sem redução de salário.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a profissão de agente penitenciário é considerada a 2ª mais perigosa do mundo e de acordo com a Universidade de São Paulo (USP), a expectativa de vida deste trabalhador é de 45 anos de idade e tem com a maior taxa de afastamento para tratamento de saúde de todo funcionalismo público.

Considerando os dados apontados, Anderson afirma que os agentes penitenciários envelhecem precocemente e adoecem com mais facilidade, tendo em vista os ambientes insalubres e sem estrutura que são obrigados a trabalhar.

“São servidores que lidam diariamente com um alto nível de estresse em seus plantões, e que tal solicitação vem como forma de recompensá-los do trabalho árduo e perigoso que prestam dentro do Estado de Rondônia”, justifica o parlamentar.

O deputado solicitou ainda, que a alteração seja ampliada também para os assistentes sociais, enfermeiros e fisioterapeutas de Rondônia. Segundo Anderson, Leis Federais já estabelecem essa carga horária, contudo o Governo de Rondônia ainda não se manifestou quanto a redução da jornada de trabalho.

Infraestrutura

Para atender as demandas dos moradores do distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho, o deputado indicou ao Executivo, a necessidade de implantar o Sistema de Abastecimento de Água Tratada e limpeza e recuperação de avenidas, ruas e ramais do distrito.

Fonte: Assessoria/ALE