Dia do Início da Colheita do Café Conilon é lançado em Rondônia

Produtores rurais, autoridades e representantes de órgãos públicos e associações participaram, na manhã de segunda-feira (9), na propriedade de Ronaldo Bento, do lançamento do Dia do Início da Colheita do Café Conilon em Rondônia. Instituído pela Lei nº 3.516, de 17 de março de 2015, o dia já faz parte do Calendário Oficial do Estado e será celebrado, anualmente, no dia 10 de abril.

“Essa data serve como referência para o produtor colher o café em um ponto de maturação adequado e com qualidade”, explicou Janderson Dalazen, diretor técnico e de planejamento da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO).

“Nós estávamos perdendo café em Rondônia, mas fomos à luta e com apoio conseguimos reverter essa situação. Hoje temos gente do Japão, Coréia do Sul, Emirados Árabes e outros, que estão vindo conhecer Rondônia, por causa da qualidade do nosso café”, enfatizou o presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequias Brás (Tuta Café).

O produtor Ronaldo da Silva Bento foi campeão em sustentabilidade no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) em 2017, é modelo de produção sustentável e familiar. Em 10,5 hectares, área pouco maior que 13 campos de futebol, trabalha com a família, e espera colher na safra 2017/2018 cerca de 170 sacas por hectare, “Estamos investindo na propriedade para produzir um café sustentável de qualidade e campeão, ” destaca Ronaldo.

Secom – Governo de Rondônia