carituo (1)

Inauguração da usina de calcário foi apenas mais um palanque político

Para quem esteve no sábado próxima a Linha 108 e presenciou a cerimônia de inauguração do inacabado complexo da usina de calcário Felix Freire no entorno do município de Pimenta Bueno saiu com essa certeza. Os equipamentos da unidade processadora de calcário ainda não estão totalmente instalados, e a atividade fabril esta longe de alcançar as metas propostas. Porém o momento político urgia essa atitude por parte do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB até porque em poucas semanas se iniciam o período eleitoral e a inauguração do complexo não poderia ter a presença dos caciques do partido para vender mais essa grande ação do governo atual.

 carituo (2)

Deixando de lado o oportunismo da inauguração de uma obra inacabada, o que mais marcou durante a cerimônia foi à gafe cometida pelos organizadores do evento que convidaram metade dos presentes para comporem a mesa de autoridades, mas deixou de fora um dos personagens mais importante para a história da usina Félix Freire. Darci José Kischener hoje vereador e próximo presidente da câmara de Espigão do Oeste para o biênio 2015/2016, foi um dos precursores na implantação desse projeto tão ambicioso nos idos dos anos 80. Com a coragem de muitos homens e poucos equipamentos e recursos, a usina de calcário de Espigão do Oeste iniciou seus trabalhos de maneira tímida, cabendo ao então caminhoneiro Darci Kischener transportar a primeira carga de calcário até Pimenta Bueno para distribuir aos chacareiros na época. Dos anos 80 para cá muitas transformações aconteceram naquela usina e muitas inaugurações foram feitas para marcar o investimento de cada governo que passou pelo Palácio Getulio Vargas.

 carituo (3)

Durante esses mais de 30 anos de existência da usina de calcário, Darci Kischener foi personagem constante na sua história com passagens até pela presidência da empresa. Daquelas pessoas mais antigas presentes na cerimônia de inauguração da usina Félix Freire no sábado, a maioria se perguntava o porquê da ausência do vereador Darci Kischener na mesa das autoridades. Muitos que ali sentaram e até usaram da palavra, sequer imaginava a localização da usina de calcário até aquele momento. Mas como a festa foi organizada para agradar ao rei e aos amigos do rei, o vereador Darci Kischener que infelizmente não faz parte desse séquito ficou de fora. Todos sabem que a festa simbólica que foi arrumada para novamente inaugurar uma obra que ainda não foi finalizada é mais uma peça desse mosaico que se transformou o cenário político em Rondônia. Nesse jogo de cartas marcadas é comum não se respeitar as pessoas, mas o respeito ao seu legado é uma obrigação!

Entrevista com o vereador Darci Kischener

Fonte: Luizinho Carvalho/Sociólogo      

3 comentarios

  1. O que chamou a nossa atenção foi a quantidade de “alôs”. Muitos dos que tiveram a oportunidade da palavra, aproveitaram, os discursos, para ‘mandar o famosinho “alô” e divulgar a participação de muita gente no desenvolvimento da Usina. Gente inclusive, que teria ido ao local somente para conhecer, teria sido citada, mas que não teria participação direta no desenvolvimento da modesta estrutura instalada no final da década dos anos 1980, quando o vereador Darci Kischener teria assumido o desafio que fazê-la funcionar. Ele nem foi lembrado e, não foi citado por nenhum dos políticos que subiram ao ‘elevado’ construído para a realização do cerimonial.
    http://www.radiosociedadeespigao.com.br/site/usina-do-calcario-e-inaugurada-e-entregue-a-populacao-de-pb-e-espigao-diz-governador/

  2. Parabéns pela matéria e pela iniciativa de ter postado este vídeo do vereador Darci, diferentemente de outras matérias que mais pareciam mais um( roteiros de programa humorístico ).

  3. ISSO FOI BOM PRO DARCI ACORDAR FICA CAINDO NA LÁBIA DO PREFEITO DEFENDENDO ESBRAVEJANDO JUSTIFICANDO O INJUSTIFICÁVEL SABE QUE A AUTORIDADE MÁXIMA DO MUNICÍPIO NUNCA APOIOU VEREADOR
    ALGUM, NEM MESMO A PRIMEIRA DAMA TEVE EXITO NA SUA SAUDOSA ADMINISTRAÇÃO AGORA QUE FOI UMA FALTA DE CARÁTER E COMPANHEIRISMO POR PARTE DO PREFEITO ISSO FOI, DARCI ACORDA SAI DESSA SOMBRA MALDITA CHAMADA ADMINISTRAÇÃO O POVO SABE DO SEU TRABALHO NÃO FICA FAZENDO PAPEL DE TROUXA PERANTE ESSE PREFEITO QUE TÁ NAS RUÍNAS DAS PROFUNDEZAS DO……………..

Comentários

Su dirección de correo electrónico no será publicada.Los campos necesarios están marcados *

*