Nelson2Salim

Primavera de Rondônia recebe mais 180 mil mudas de café clonal

Produtores se reuniram na quadra da escola

Mais 70 produtores da agricultura familiar de Primavera de Rondônia receberam 180 mil mudas de café clonal com o objetivo de revitalização da lavoura cafeeira em Rondônia. A entrega simbólica ocorreu na segunda-feira (22), pelo governador Confúcio Moura na quadra esportiva da escola estadual José Severino dos Santos.

A meta do governo estadual por meio do programa Mais Café, gerenciado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), é elevar a produtividade nos próximos três anos a 4 milhões de sacas.

Sem custo algum, os produtores da agricultura familiar recebem do governo estadual de 1,5 mil a 5 mil mudas cada. No ano passado, outras 70 mil mudas foram doadas aos agricultores do município. O produtor Odair José, contemplado com 5 mil mudas na segunda-feira, vai ampliar o plantio de 12 mil para 22 mil pés de café.

“Nas primeiras catações colhi 250 sacas. A nossa expectativa é que este ano a colheita seja farta”, falou Odair José, explicando que a cultura cafeeira é vantajosa por produzir mais em área pequena.

Entrega-de-mudas-de-café-em-Primavera-de-Rondônia_22.01.18_Foto_Daiane-Mendonça-24-1

O fruticultor Haroldo Maciel da Silva vai iniciar a lavoura de café clonal com as 2,5 mil mudas que recebeu em Primavera de Rondônia. “Visitei vários plantios de vizinhos e amigos e me encantei com os resultados deles.

A área está toda pronta. Solo corrigido e irrigação no local. Só esperava mesmo a chegada dessas mudas”, conta Haroldo Maciel, produtor de laranja e coco no sítio há 17 quilômetros da cidade.

Nos últimos três anos Rondônia dobrou a produção de café e está entre os estados que mais produz o grão clonal. “Nosso café ficou no 2º, 3º e 4º lugar em concurso em nível nacional em 2017 graças à tecnologia aplicada nas lavouras e a efetiva participação dos produtores nesse processo produtivo”.

Informou o secretário de agricultura Evandro Padovani, destacando que as mudas entregues pelo governo estadual aos produtores, por meio das prefeituras, são todas de excelente qualidade e livres de doenças.

Fonte: Paulo Sergio