rondoniadinamica-l1daw3etfdg4so4

São Miguel, Espigão e Colorado fazem balanço da Semana da Justiça pela Paz em Casa

As comarcas de São Miguel do Guaporé, Espigão do Oeste e Colorado do Oeste realizaram a 9ª Semana pela Paz em Casa, de 20 a 24 de novembro de 2017. A campanha, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prioriza audiências e julgamentos de processos que envolvem crimes de violência doméstica e familiar, além de incentivar ações de conscientização sobre o tema.

São Miguel do Guaporé

No dia 24 de novembro de 2017, o Núcleo Psicossocial de São Miguel do Guaporé realizou atividades em alusão à Semana pela Paz em Casa, com participação de 31 (trinta e uma) instituições públicas do município.

O evento foi aberto pela juíza Simone de Melo e contou com a presença de diversas autoridades do município. A psicóloga Thayssa de Oliveira Santini ministrou uma palestra com o Tema: Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, e o assistente social Aparecido Felipe Corrêia apresentou o Projeto Novos Laços, iniciativa do NUPS-SMG, que tem como principal objetivo a prevenção/enfrentamento da violência através do trabalho em rede.

Espigão do Oeste

Espigão do Oeste contemplou a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, com várias ações que foram realizadas pelo Núcleo Psicossocial da comarca. No dia 20 de novembro houve a exibição de vídeos que retratam o combate à violência doméstica para os jurisdicionados, servidores e terceirizados, na sala de espera de audiências. Já no dia 21 de novembro foi a vez da exibição do documentário Silêncio das Inocentes e debate com vítimas de Violência Doméstica.

E, no dia 22 de novembro de 2017, aconteceu a exibição do filme Tina – A Verdadeira História de Tina Turner (1993) e debate com os agressores de Violência Doméstica.

Todas as ações foram apoiadas pelos juízes da comarca, Leonel Pereira da Rocha e Wanderley José Cardoso, que acreditam na Campanha da Justiça Pela e Paz em Casa e viabilizaram todos os recursos necessário para a realização dos trabalhos pelo Núcleo Psicossocial.

Colorado do Oeste

A comarca de Colorado do Oeste realizou atividades relacionadas ao combate à violência contra a mulher, entre os dias 20 e 24 de novembro de 2017. O evento foi organizado pela juíza diretora da comarca e responsável pela Vara Criminal, Márcia Regina Gomes Serafim, em conjunto com o Núcleo Psicossocial e pela administração do fórum.

No dia 21, terça-feira, mulheres vítimas de violência doméstica e/ou familiar participaram de um Grupo de Convivência com o tema “Autoconhecimento, autoestima e processo de mudança”.

O mesmo tema foi apresentado aos homens (requeridos em processos de Medidas Protetivas de Urgência) no dia 22, quarta-feira, levando-os à reflexão sobre a importância da busca pelo autoconhecimento e a possibilidade de realizar mudanças em suas atitudes diárias, principalmente no tocante à convivência conjugal e familiar.

Foi realizada também uma atividade voltada aos policiais militares da comarca, incluindo os agentes dos municípios de Colorado do Oeste e Cabixi. Chamado de “Capacitação sobre a Lei Maria e apresentação do Projeto Paz no Lar”, o minicurso contou com a participação de 47 agentes de polícia e foi dividido em dois dias para garantir a participação de todos.

A juíza responsável pela Semana da Justiça, Márcia Regina, avaliou positivamente as atividades. Segundo ela, o objetivo da palestra foi a sensibilização e conscientização dos agentes sobre a questão da violência doméstica e familiar – inclusive a psicológica -, assim como incentivar os policiais a realizarem orientações à mulher quando esta buscar ajuda, informando-a sobre as medidas protetivas que podem ser tomadas para resguardar sua integridade física e psicológica.

Autor / Fonte: TJ-RO